sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Como vencer o deserto em sua vida?



“Todos os mandamentos que hoje vos ordeno guardareis para os cumprir; para que vivais, e vos multipliqueis, e entreis, e possuais a terra que o Senhor jurou a vossos pais. E te lembrarás de todo o caminho, pelo qual o Senhor teu Deus te guiou no deserto estes quarenta anos, para te humilhar, e te provar, para saber o que estava no teu coração, se guardarias os seus mandamentos, ou não. E te humilhou, e te deixou ter fome, e te sustentou com o maná, que tu não conheceste, nem teus pais o conheceram; para te dar a entender que o homem não viverá só de pão, mas de tudo o que sai da boca do Senhor viverá o homem.”
Deuteronômio 8:1-3

Deus molda seus filhos na escola do deserto. Grandes líderes como Moisés, Elias e Paulo foram moldados no deserto. Antes de iniciar seu ministério terreno, Jesus passou 40 dias no deserto. Certamente, o deserto não é obra do acaso mas sim vontade divina. O deserto pode pegar o homem de surpresa, mas já está programado na agenda de Deus. As Sagradas Escrituras nos ensinam que Jesus foi levado para o deserto pelo Espírito Santo com um propósito. Não é diferente de nossos dias, o deserto é passagem obrigatória para aqueles que almejam chegar na Terra Prometida.

Quem está no deserto não pode deixar os seus sonhos morrerem. Os sonhos são como crianças. Precisam ser desejados, gerados e cuidados para não esmorecerem. Infelizmente muitas pessoas, até mesmo cristãs não sonham mais, vivem sem motivação, já não experimentam mais a alegria da salvação.

Em seu livro Nunca desista de seus sonhos, o Dr. Augusto Cury faz algumas explanações interessantes sobre os sonhos:
“Sem sonhos, as pedras do caminho se tornam montanhas, os pequenos problemas ficam insuperáveis, as perdas são insuportáveis, as decepções se transformam em golpes fatais e os desafios se transformam em fonte de medo. Se você tiver de desistir de alguns sonhos, troque-os por outros. Pois a vida sem sonhos é um rio sem nascente, uma praia sem ondas, uma manhã sem orvalho, uma flor sem perfume. Sem sonhos, os ricos se deprimem, os famosos se entediam, os intelectuais se tornam estéreis, os livres se tornam escravos, os fortes se tornam tímidos. Sem sonhos, a coragem se dissipa, a inventividade se esgota, o sorriso vira um disfarce, a emoção envelhece. Apesar dos nossos defeitos, precisamos enxergar que somos pérolas únicas no teatro da vida e entender que não existem pessoas de sucesso ou pessoas fracassadas. O que existe são pessoas que lutam pelos seus sonhos ou desistem deles. Por isso, desejo sinceramente que você...NUNCA DESISTA DOS SEUS SONHOS!” 

Certamente:

  • Sonhar nos motiva;
  • Sonhar nos direciona;
  • Sonhar faz a vida ter sentido;
  • Sonhar faz a vida ter sabor;
  • Sonhar nos dá um senso de propósito;
  • Sonhar faz parte da nossa condição humana.


JOEL 2.28  "E, depois disso, derramarei do meu Espírito sobre todos os povos. Os seus filhos e as suas filhas profetizarão, os velhos terão sonhos, os jovens terão visões.A verdade é que você foi criado para grandes realizações e tudo isso começa com um sonho. Todas as realizações humanas eram sonhos antes de se transformarem em realidade (casamentos, filhos, casa, emprego, escolas, hospitais, indústrias, igrejas, etc.).
ALERTA: ANTES DA REALIZAÇÃO DO SONHO TEM UM DESERTO.
  • Todos os sonhadores já passaram, estão passando ou passarão por um momento de deserto.
  • O deserto é aquele tempo estéril, sem vida, onde nada parece dar certo; onde os sonhos parecem que vão morrer.
  • O deserto é o tempo onde parece que Deus não se importa com os nossos sonhos.
  • O deserto é um tempo de poda. Deus tira tudo o que atrapalha o sonho.
  • O deserto é o lugar onde Deus vai mudar a nossa mente de escravo para uma mente de pessoa livre.
  • O deserto é o lugar onde Deus trabalha o nosso caráter.
  • O deserto é o lugar de maior crescimento na vida.
  • O deserto é o lugar onde Deus separa seus melhores guerreiros.
  • O deserto é o lugar onde dependeremos totalmente de Deus. Receberemos o maná diário e a água vem da pedra.
  • Poucos vencem o deserto. A maioria morre lá e não alcança a Terra Prometida – a totalidade do sonho de Deus.
Passar pelo deserto não é tarefa fácil. É uma caminhada árdua, que traz cansaço, sofrimento, muitas vezes duvidas e temores. Mas vencer é possível. A seguir tomaremos como exemplo a vida de Josué para vencermos cada deserto que se apresentar diante de nós.
PARA VENCER O DESERTO...
1 – DEIXE O SEU EGITO PARA TRÁS
Josué nasceu no Egito e lá foi criado como escravo. Mas quando ele saiu do Egito, o Egito saiu dele. Muitos já estão salvos em Jesus, mas vivem uma vida de escravidão. O Egito é símbolo do passado, do mundo, da velha vida. Quem vive preso ao fantasma do passado não toca na beleza da vida presente. O Senhor nos chama a viver em novidade de vida, a deixar as velhas coisas para trás. Ouse viver o novo de Deus em sua vida.Saia de uma vez por todas do Egito, mas não apenas isso, tire o Egito do seu coração. Abandone o Egito(escravidão) e a Babilônia(confusão), seu alvo é Canaã(promessa) e a nova Jerusalém( Reino). 
Reflita: Alguma coisa ainda te prende ao passado?

2 – ABANDONE DEFINITIVAMENTE OS VELHOS PECADOS
JOSUÉ 24.14 "Agora temam o SENHOR e sirvam-no com integridade e fidelidade. Joguem fora os deuses que os seus antepassados adoraram além do Eufrates e no Egito, e sirvam ao SENHOR.
O Egito era um lugar de grande idolatria, feitiçaria, imoralidade, grande violência, muitos vícios. Egito era um lugar de grande imoralidade.. Quando Josué saiu do Egito deixou todo esse legado para trás. Como foi dito anteriormente não basta abandonar o Egito(mundo), mas também as suas práticas e filosofias. O pecado tem o incrível poder de nos separar de Deus.Se quisermos ver a ação de Deus em nossas vidas é necessário santificação. Não tenha pecados de estimação em sua vida, antes guarde no seu coração as palavras de vida eterna. 
Pense: Que velhos pecados você ainda guarda no seu coração e vida? 

3 – APRENDA A OBEDECER
DEUTERONÔMIO 34.9 Ora, Josué, filho de Num, estava cheio do Espírito de sabedoria, porque Moisés tinha imposto as suas mãos sobre ele. De modo que os israelitas lhe obedeceram e fizeram o que o SENHOR tinha ordenado a Moisés.
Durante 40 anos Josué foi absolutamente fiel a Moisés. Ele nunca criticou injustamente, reclamou ou se rebelou contra o seu líder. Moisés não era perfeito e Josué sabia disso. Mas Deus mesmo havia constituído a Moisés como líder e Josué respeitava essa unção. Deus constituiu liderança sobre a sua vida – seus pais, seus pastores, seus patrões, seus professores, o governo, etc. Obedecer às autoridades sobre nossa vida é o maior treino para obedecer a Deus quando Ele nos apresentar os sonhos e pedir de nós os sacrifícios necessários. Os que se rebelaram no deserto nunca viram a Terra Prometida. Deus odeia o pecado da rebeldia. Veja que fato interessante, na vida cristã o ABECEDÀRIO começa com OBDC( obedecer).
Reflita: Você tem obedecido as autoridades constituídas?

4 – BUSQUE A PRESENÇA DE DEUS
JOSUÉ 5.13-15 Estando Josué já perto de Jericó, olhou para cima e viu um homem em pé, empunhando uma espada. Aproximou-se dele e perguntou-lhe: "Você é por nós, ou por nossos inimigos?" "Nem uma coisa nem outra", respondeu ele. "Venho na qualidade de comandante do exército do SENHOR." Então Josué prostrou-se, rosto em terra, em sinal de respeito, e lhe perguntou: "Que mensagem o meu senhor tem para o seu servo?" O comandante do exército do SENHOR respondeu: "Tire as sandálias dos pés, pois o lugar em que você está é santo". E Josué as tirou.
Josué estava diante do seu maior desafio – conquistar Jericó. Ele não confiou em sua força, sua experiência militar, seus dons, seus recursos – ele sabia que essa batalha era espiritual. Deus iria colocar o povo em um lugar de extrema impiedade, imoralidade, idolatria – um lugar tomado pelo pecado. Nesse momento ele buscou a presença de Deus. A orientação para Josué foi simples e clara: SANTIFICAÇÃO. Muitas pessoas estão em busca de fama, de sucesso ou riquezas, mas o que de fato precisamos é da presença de Deus. Será que você tem buscado a presença de Deus?

5 – ESPERE PACIENTEMENTE O TEMPO DE DEUS
Lembre-se da diferença entre o tempo humano (CRONOS) e o tempo de Deus (KAIRÓS). Deus vai testar sua persistência no deserto, lá será desenvolvido o seu caráter e isso leva tempo. Este também é um momento  de grandes revelações.Após se converter o apóstolo Paulo esperou mais de 10 anos primeiro no deserto da Arábia, depois pastoreando em Tarso e em Antioquia antes de ser enviado como missionário. Não queime etapas. Isso vai impedir você de atingir o pleno potencial dos sonhos de Deus. O segredo não é esperar, mas esperar com paciência no Senhor. “Esperei com paciência no Senhor, e ele se inclinou para mim, e ouviu o meu clamor.” (Sl 40:1). E você tem esperado o tempo de Deus?
Tem uma canção interpretada por Rose Nascimento, intitulada O tempo de Deus,  bem interessante:


Quando ouvi a tua voz, tocou meu coração,
Uma emoção tão forte que eu nunca senti...
O anseio de minh'alma, ensinou-me a superar,
E me mostrou várias razões pra que eu pudesse esperar...
O tempo de Deus na minha vida,
O tempo de Deus pros meus sentimentos,
O tempo de Deus para o milagre,
O tempo de Deus vai se cumprir...
O tempo de Deus pras minhas promessas,
O tempo de Deus pra minha cura,
O tempo de Deus pra me exaltar,
O tempo de Deus... posso esperar...


6 – ENVOLVA A SUA FAMÍLIA
JOSUÉ 24.15 Se, porém, não lhes agrada servir ao SENHOR, escolham hoje a quem irão servir, se aos deuses que os seus antepassados serviram além do Eufrates, ou aos deuses dos amorreus, em cuja terra vocês estão vivendo. Mas, eu e a minha família serviremos ao SENHOR".
Repito o que já falei antes: o sonho de Deus nunca é um sonho solitário. Os sonhos de Deus sempre envolvem outras pessoas. Sua família ( pais, depois cônjuge e filhos) faz parte dos seus sonhos. Família é projeto divino, está no coração de Deus. Quando alguém passa por deserto, não passa sozinho, toda sua família sofre junto. Portanto, quando o Senhor mudar a sua sorte, a sua história não deixe sua família de fora. A benção de Deus alcança a muitos, abrange sua geração. Sua família tem feito parte dos seus sonhos?

7 – NÃO TENHA MEDO
DEUTERONÔMIO 31.7-8 Então Moisés convocou Josué e lhe disse na presença de todo o Israel: "Seja forte e corajoso, pois você irá com este povo para a terra que o SENHOR jurou aos seus antepassados que lhes daria, e você a repartirá entre eles como herança. O próprio SENHOR irá à sua frente e estará com você; ele nunca o deixará, nunca o abandonará. Não tenha medo! Não desanime!"
Josué não teve medo dos gigantes. O maior inimigo dos sonhos é o medo. A Bíblia chega a considerar o medo como um espírito. O medo tem o incrível poder de paralisar, de tirar o foco, de matar os sonhos, ele gera escravidão e derrota. A palavra do Senhor diz: Não temas, pois Ele sabe que o medo rouba dos seus filhos as oportunidades de vitórias e tem sido muito explorado pelo nosso adversário. Do que você tem medo? Vença este gigante do medo.

CONCLUSÃO
  • Entre o Egito (velha vida) e a Terra Prometida (propósito de Deus) tem um grande deserto.
Diante de nós temos três possibilidades. Qual a sua escolha?
  • Podemos ficar no Egito;
  • Podemos morrer no deserto;
  • Podemos vencer o deserto e tomar posse das promessas de Deus.
Assim como Josué no deserto, podemos permitir que o Espírito Santo trabalhe em nós durante os dias de dor, dúvida, cansaço, solidão, doença, perda, decepções, traições, medo, etc. Ninguém poderá usurpar a herança dos filhos de Deus. Avante geração apostólica.Não somos daqueles que olham para trás ou que morrem no deserto. Nós somos daqueles que avançam e tomam posse das promessas de Deus
Presb. Davince Storch

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário