quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Suas atitudes escrevem a sua história



Quem não gosta de ouvir histórias? E como é bom...

Sabemos que cada história tem seu autor e personagens, com um conjunto de ações e/ou atitudes que dão vida a ela. O que seria dela sem as ações? No mínino sem graça ou até mesmo não seria uma história, já que as ações compõem os capítulos. 

Com quantas pessoas você já se encontrou e perguntou: Como você está? Me conta as novidades... e tem como resposta: Tá mais ou menos, tudo na mesma. Ou seja, uma paradeira só...

Conhecemos homens e mulheres que escreveram a sua história, que tiveram atitudes que mudaram todo o curso de suas vidas. Algumas delas bem-sucedidas que conduziram ao triunfo e outras que levaram a sérias conseqüências, ao fracasso e até a morte prematura.
Ex.: Por volta de 1960 uma mulher com atitude chamada Rosalina foi tremendamente usada por Deus, para trazer a renovo do Espírito Santo para várias igrejas em Minas Gerais, que alcançou outros estados.
Ex.: No ano de 2010 os cristãos fizeram história no Brasil, quando tomaram atitudes de falar, denunciar projetos de leis inconstitucionais que estavam e ainda estão tramitando no Congresso Nacional. Cristãos corajosos que foram claros em apoiar aqueles que eram contra esses projetos. 

E a sua história? Quantos capítulos você já escreveu? 
A nossa vida não é escrita com ideologias, com palavras, discursos, mas com atitudes, que podem mudar não só a nossa vida, mas também daqueles que estão ao nosso redor (família, amigos e próximos, comunidade, país e até mesmo o mundo).Há histórias que nos servem de exemplo do que não fazer e outras de inspiração, consolo e ânimo. E para nós cristãos há uma direção de Deus, para que possamos ser bem-aventurados em nossas atitudes. Vamos aprender com homens e mulheres de fé como tomar atitudes que nos direcione ao êxito.

1) TENHA CERTEZA DA APROVAÇÃO DE DEUS NAS SUAS ATITUDES

PASTOR MOISÉS
Se a tua presença não vai comigo, não nos faça subir deste lugar” Êx 33:15

 O mais difícil não é saber o que fazer, mas como fazê-lo. Moisés tinha uma grande responsabilidade em suas mãos, dirigir o povo a quem Deus escolheu pelo deserto. Ele tinha o temor do Senhor, colocou toda sua confiança N’Ele a tal ponto de não sair do local que estava sem ter a certeza da presença de Deus com ele (como mostra o texto acima). Que exemplo!! Afinal, não era só guiar o povo? Deus já não tinha falado que estava com ele? A insistência de Moisés pela resposta de Deus mostra sua total dependência.

Talvez tenhamos mais facilidade (ou não) de cumprir o que nos foi designado por Deus do que Moisés, mas isso não diminui nossa dependência de Deus. Você sempre dependerá da direção do Espírito Santo para cumprir a sua missão, para escrever a sua história. O dom natural de cantar, de falar em público, de uma boa oratória, de tocar algum instrumento, de ser comunicativo não é o suficiente, se estamos colocando mais em nosso coração, a nossa satisfação pessoal, do que glorificamos a Deus. A tendência será o cansaço, a insatisfação, a contenda entre os(as) companheiros(as) e o fracasso.

 
2) SAIA DA INÉRCIA: MOVA-SE

PAI ABRAÃO
"O Senhor disse a Abraão: Sai da tua terra, do meio de teus parentes, da casa de teu pai, e vai para a terra que eu vou te mostrar." Gn. 12,1

Havia uma promessa, uma palavra de Deus liberada sobre a vida de Abraão. Ele tinha certeza de Sua presença e prontamente recolheu as tendas e saiu para o que lhe era desconhecido, para uma terra que Deus ainda lhe mostraria.

Muitas vezes somos desafiados em nossa caminhada a tomar atitudes difíceis e que vão de encontro com a nossa vontade. Andar no Espírito querido (a) está em morrer para nossa vontade, abrir mão do que é mais confortável. E com essas questões obedecer não será fácil, mas certamente é o melhor mesmo que não entendamos.
Mesmo que as circunstâncias não ajudem, ou são contrárias àquilo que você planejou, com certeza sentirá paz, pois Deus estará contigo.

Há uma música que diz:
Quando tudo diz que não
Sua voz me encoraja a prosseguir
Quanto tudo diz que não,
Ou parece que o mar não vai se abrir.                                                                           
Sei que não estou só
E o que dizes sobre mim não pode se frustrar,
Venha em meu favor e cumpra em mim teu querer.
O Deus do impossível não desistiu de mim
Sua destra me sustenta e me faz prevalecer

Talvez você já tenha certeza da presença de Deus contigo, mas não tomou a atitude de recolher suas tendas e seguir em direção a vontade de Deus. E seu clamor a Deus tem sido: Ah Senhor! Sei o que tens pra mim, mas é tão difícil abrir mão do tempo que dedico as minhas necessidade e dedicar mais tempo ao Senhor. É tão difícil abrir mão dos meus projetos e deixar que o Senhor me use como queres. Não é fácil deixar de comprar algo que gosto no mês para ofertar e abençoar algum irmão que se encontra em missão por amor ao Teu Nome.

Se esse tem sido seu clamor é tempo de parar de se lamentar e tomar uma atitude, recolher sua tenda e mover-se, pois há uma palavra de Deus liberada sobre tua vida. Ele quer te usar e cumprir em todas as promessas que Ele tem para você. Não tenha medo de segui-lo, pois certamente Ele te honrará e você O conhecerá como nunca imaginou. Quando tomamos atitudes como à de Abraão, estamos saindo da zona de conforto, colocando nossa confiança plenamente no Pai e liberando tudo o que Deus tem para cumprir em nós e através de nós.


3) ESTEJA ATENTO AOS SINAIS DE DEUS

RAINHA ESTER
Se, ó rei, achei graça aos teus olhos, e se bem parecer ao rei, dê-se-me a minha vida como minha petição, e o meu povo como meu requerimento” Ester 7:3

Ester sabia que precisava tomar uma atitude para salvar seu povo, mas como uma judia temente a Deus tinha consciência que precisava ser cautelosa, pois se tratava da sua história e do seu povo. Sabendo que os inimigos eram muitos. Ester já estava preparada e tomando atitudes corretas (orando e movendo-se em mobilizar seu povo para consagração). Deus havia colocado-a numa posição estratégica. Tudo estava preparado, faltava apenas o último pedido onde Ester pediria ao Rei para que salvasse a ela e o seu povo.

E quantos de nós nos encontramos em uma situação parecida com a da Ester. Temos o aval de Deus, estamos nos movendo, porém na caminhada muitas vezes colocamos tudo a perder porque não estamos atentos aos sinais de Deus para a hora certa de agir. Muitos esperam os sinais de Deus com fogo do céu ou um anjo de sete chaves. Meu querido se você não consegui ouvir Deus na brisa, no vento ou vê-Lo nas pequenas coisas da vida, como no olhar de uma criança, na beleza das flores, nas palavras que sai da boca do seu irmão lhe falta colírio do céu.

Então, como veremos os sinais de Deus?
“Filho meu, se aceitares as minhas palavras e esconderes contigo os meus mandamentos, se der ouvidos à sabedoria e inclinar o coração para o discernimento (...) então entenderá o que é temer o Senhor e achará o conhecimento de Deus”  Pv 2:1,2,5

Apenas vamos saber o que Deus está nos falando e ensinando quando evitarmos o pecado, guardando Sua palavra no coração (na mente). Andar em conhecer a Deus é praticar e escutar a Sua Palavra. Se a palavra diz para não mentir, não vamos mentir, se a bíblia fala para não cobiçarmos o que não nos pertence, não cobiçaremos, etc... Esse é o temor de Deus que nos dará sabedoria e conhecimento para tomar atitudes que O agradem. Na carta aos Hebreus capítulo11, versículo14 diz que apenas os adultos espirituais, que são aqueles que exercitam constantemente a Palavra de Deus sabem discernir tanto o bem quanto o mal.
Como Satanás trabalha para que você tome leitinho espiritual o resto da vida e ande confundido não percebendo os sinais do Pai. Pois esse é o momento que te fará um (a) perdedor (a) ou um (a) vencedor (a). Se a Rainha Ester ficasse apenas orando, olhando para a forca e chorando, pedindo a Deus um milagre e não estivesse atenta aos sinais para o momento certo de falar com  Assuero, certamente o final da história seria diferente.
Que possamos procurar a maturidade espiritual tendo atitudes que estejam de acordo com o coração de Deus.

CONCLUSÃO
Saia da paradeira, são as atitudes que dão vida a sua história! Não perca mais tempo, chega de discursos. Você é o protagonista da sua história e Deus é o autor. Então, coloque-se na dependência para ser um servo (a) com atitudes aprovadas por Deus. Saia de onde é confortável pra você, do natural e libere o melhor de Deus na sua vida. Prossiga mesmo que tudo diga não, mesmo que os ventos sejam contrários e as circunstâncias difíceis. Pare de dar volta em torno de si e mova-se em direção a Deus. Durante a caminhada não perca o temor do Senhor, guarde Sua Palavra no coração e certamente verás os sinais que Deus tem enviado para te guiar. Assim com certeza escreverá uma linda história em Cristo Jesus.

Helaine Vieira de Lima

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário