terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Como viver a missão?




Quando falamos sobre missões ou de como viver a missão, creio que estamos propondo mais do que conceitos, e sim um estilo de vida. 

A palavra missão segundo o aurélio é o poder ou função que se confere a alguém para fazer algo ou obrigação. O texto em destaque fala sobre a maior responsabilidade, função e poder delegado a alguém na história da humanidade. 

 “Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura” Mc 16:15 

Como cidadãos do Reino devemos exercer o que nos foi conferido pelo nosso Mestre Jesus Cristo, pois pregar o evangelho, ser um missionário, é cumprir a maior missão já delegada a um ser humano e do qual depende a salvação de toda a humanidade.



Missão amados(as), é a expressão do relacionamento entre Deus e o mundo expressado em nós e através de nós. Para David Bosh, a fé cristã por si é intrinsecamente missionária (ou pelo menos deveria ser) diante do reinado de Deus em Cristo, destinado a humanidade. Viver como um missionário não é apenas viajar, pregar ou cantar em lugares diferentes... mas é assumir uma identidade, algo que vai muito além das aparências, pois é através dela que demonstramos no dia a dia quem realmente somos, no que cremos e o que fazemos ou o que deixamos de fazer na vivência da nossa fé em Cristo Jesus. E não há diferença qualitativa entre missões no exterior, no próprio país, no estado,...pois seu propósito é fazer conhecido o amor de Deus àqueles que ainda não O conhecem. 

Certos, de quem nos chamou e para quê fomos chamados, podemos estar aonde for, que seremos agentes de salvação. Seja no trabalho, na faculdade, com a nossa vizinhança, amigos e parentes... Hoje mais do que nunca os cristãos precisam resgatar a vivência missionária, que é mais do que ver a necessidade ou se entristecer com a realidade, é principalmente abraçar a causa do evangelho de Cristo.

A missão na pós-modernidade precisa estar focada com a relação entre igreja e mundo, em aquela que está a favor da salvação, não se isolando dele, mas direcionando-se na eternidade, se adaptando a pluralidade e estando atenta para não perder seu caráter transcendente, deixando que o mundo dirija sua agenda; a missão não apenas mediando a salvação horizontal ou somente verticalmente, mas tendo um caráter integral, que transforma a relação entre o homem e Deus.

Excelentes exemplos no serve de orientação: Jesus dá importância aos pobres e grupos marginalizados e evidencia o aspecto socioeconômico e físico, além do espiritual, em sua missão. Ele também não exclui os ricos e os inseri a partir do momento em que os chama ao arrependimento de uma vida centrada em seus próprios interesses, para uma vida que busca o bem do próximo, como destaca nos exemplos de Zaqueu e do jovem rico. E não podemos esquecer de Paulo, na sua carta à Filemom, que em um modo sutil contesta a escravidão no relacionamento entre aqueles que fazem parte da comunidade de fé.

Devemos dizer, que os apóstolos e discípulos de Jesus refletiram a imagem de Deus nesse mundo, através de sua vida, missão, estudo e dedicação. O fundamento da missão é Cristo e precisamos sempre nos orientar Nele, testemunhar acerca Dele para viver a verdadeira missão pelo qual Ele mesmo nos chamou a desempenhar.

E você, já está passando desapercebido entre amigos, colegas, ...? Tem refletido a imagem de Deus através de sua vida, missão, estudo, trabalho e dedicação? Se não, abrace hoje esse propósito, não perca tempo. E se porventura você tem esse desejo ardendo no seu coração, comece a cumprir esse propósito no grupo de amigos, trabalho, ... hoje mesmo!!! E se você já vivencia Cristo em sua vida, não deixando de falar do seu amor à todos, continue firme que os frutos virão.

by Helaine Vieira de Lima
Shalom Aleikhem (A paz seja convosco!)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário