quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Você pode tocar o coração de Deus


 Texto Introdutório: Gênesis 22.1-18
O que você faria para tocar o coração da pessoa amada? Até onde você iria para agradar uma pessoa? Teria limites ou se entregaria totalmente? Será que Deus precisa ser agradado? Como tocar o coração dAquele que é completo, que não tem necessidades? Uma certeza nós temos: sem fé é impossível agradar a Deus (Hb 11.6). Logo,você pode tocar o coração de Deus através da sua fé.
O texto introdutório revela algumas características da fé que toca o coração de Deus”
 
I.) É aquela que suporta provações, ainda que venham de Deus-v .1
A provação de Abraão veio da parte de Deus. A fé que só aceita aquilo que nos agrada não é genuína. A fé verdadeira é aquela que permanece firme mesmo em momentos contraditórios.Ex. Jó – “…Ainda conservas a tua integridade? Amaldiçoa a Deus e morre … Falas como qualquer doida; temos recebido o bem de Deus e não receberíamos também o mal?” (Jó 2.9,10). Assim como Abraão, a fé de Jó foi colocada a prova. Aplicação Prática: Como você tem se portado diante das provações?
 
II.) É aquela que se baseia nas promessas divinas, mesmo em meio a circunstâncias adversas– v. 5
É possível relacionar o texto em questão com Hebreus 11.17-19 –  A fé confia nas promessas de Deus, ou seja, não está condicionada ao momento e nem as circunstâncias. Aplicação Prática: Quem tem promessas não esmorece, mas segue confiante.
 
III.) É aquela que crê na provisão divina– v. 7,8
No versos 6-8 Deus é apresentado como Jeová-Jirê! O Deus que vê é o Deus que prov. Curiosidade exegética: No texto original os verbos VER, OUVIR, e PROVER estão relacionados. O justo não vive pelo que vê, mas pelo que crê. Era como crer ate mesmo contra a esperança.    É interessante neste momento falar sobre a importância e significado do Monte do Senhor. O monte do Senhor representa o lugar de adoração e oração! No Monte Sinai que Deus se revelou a Moisés e deu as leis ao povo;no Monte Carmelo Deus mandou fogo do céu quando da oração de Elias; no Monte Sião que foi construído o Templo do Senhor.
 
IV.) É aquela que está disposta a obedecer e a sacrificar – v. 2,3, 9,10
A fé que agrada a Deus é aquela que está pronta a obedecer, que implica numa entrega total no altar de Deus sem reservas. Aplicação Prática: O que Deus pede de você hoje? Será que você tem entregue seu “Isaque” no altar de Deus? Deus não nos dará nada que não estejamos dispostos a entregar. A fé e a obediência chamam a atenção de Deus e geram bênçãos.
 
Conclusão
Isaque é um tipo de Cristo no Antigo Testamento. Assim como Abraão entregou seu filho, Deus também entregou Jesus em nosso favor. Um carneiro foi sacrificado no lugar de Isaque.Assim também, Jesus, o cordeiro de Deus foi entregue em favor de toda humanidade.Nos vs. 15-18 são elencadas as conseqüências de uma vida de fé e obediência. A provação gera aprovação, que gera bênçãos. Verdadeiramente vale a pena crer e obedecer.Você hoje pode tocar o coração de Deus.

Presb. Davince Storch

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário