sábado, 15 de outubro de 2011

O valor de um amigo




“E sucedeu que, acabando ele de falar com Saul, a alma de Jônatas se ligou com a alma de Davi; e Jônatas o amou, como à sua própria alma. E Saul naquele dia o tomou, e não lhe permitiu que voltasse para casa de seu pai. E Jônatas e Davi fizeram aliança; porque Jônatas o amava como à sua própria alma. E Jônatas se despojou da capa que trazia sobre si, e a deu a Davi, como também as suas vestes, até a sua espada, e o seu arco, e o seu cinto. E saía Davi aonde quer que Saul o enviasse e conduzia-se com prudência, e Saul o pôs sobre os homens de guerra; e era aceito aos olhos de todo o povo, e até aos olhos dos servos de Saul.” I Sm 18:1 à 5


Quando dizemos "valor"... já pensamos em calcular preço, não é mesmo? Afinal é isso que o mundo nos ensina, principalmente um mundo movido pelo capitalismo.

Enfim... é possível calcular o valor de um amigo?

Para o mundo é possível sim calcular o valor de um amigo. A lei se estabelece assim: “Uma mão lava a outra”, enquanto você me ajuda, eu te ajudo. A partir do momento que você perde o poder aquisitivo você também perde as amizades. Quantos casos você conhece nessa situação? Pois o pobre só tem valor em época de campanha política. É ou não é? O mundo é assim, você vale o que possui e não o que é.

O mais assustador é como esses valores tem influenciado a Igreja em nossos tempos, mas essa é uma outra questão que merece uma reflexão a parte.

O que importa agora é para nós que somos corpo de Cristo. Conseguimos calcular o valor de um amigo?

Na verdade não conseguimos, porque a amizade é uma dádiva, que é um atributo do amor de Deus para nós e que devemos constantemente buscar aperfeiçoamento. E este amor que é perfeito, desinteressado, o mundo não entende e ainda deturpa.

A perícope em questão fala de uma amizade sincera que houve entre Davi e Jônatas e que demonstra alguns princípios de relacionamento que devemos seguir.



1)                  Precisamos ser fiéis



Em primeiro lugar devemos ser fiéis a Deus, buscar todos os dias viver a sua palavra, amando o nosso próximo como a nós mesmos, assim jamais faríamos aos outros, o que não gostaríamos que fizessem conosco. Ser fiel a Deus e se despir dos velhos valores, da velha natureza, da velha mentalidade mundana e ter constantemente uma mente renovada pelo Espírito.

A bíblia diz: Sê fiel até a morte e dar-te-ei a coroa da vida (Ap. 2.10). Aí você me diz : “Este texto está descontextualizado” Não está, sabe por quê? A igreja de Esmirna sofria com pessoas que em seu próprio corpo se julgavam judeus (ou seja, melhores que os outros), mas antes eram sinagoga se Satanás.

Queridos (as) não há como ser fiel a Deus e desrespeitar, humilhar, denegrir o nosso próximo. Como pode jorrar água salgada e doce da mesma fonte? (Tg 3.11) porque ao contrário da fidelidade, não há nada pior do que a traição, principalmente quando vem de quem mais amamos. E como dói! E isso tem sido a causa de muitas pessoas serem inseguras para construir novos relacionamentos.

Por muitas vezes Saul que tinha uma amizade para com Davi, procurou traí-lo, tentando contra a sua vida, porém Deus levantou seu próprio filho Jônatas como um amigo leal e fiel que ficou ao lado de Davi nas situações mais difíceis. Certa vez, Deus usou uma pessoa a quem amo e disse o seguinte para mim: Pessoas te feriram e Deus usará pessoas para te curar. Esqueça o que ficou para trás e Deus levantará pessoas para ser instrumento de benção em sua vida.

Quando se é fiel a alguém não importa a situação, ela ou ele sempre estará ali ao seu lado. Ser amigo é ser fiel.


2)                  Precisamos ter um coração de servo


Um coração inclinado à servir o outro é a segunda qualidade importante para nós, pois o próprio Filho do homem, Jesus Cristo não veio para ser servido, mas para servir.

Quantos de nós temos perdido a oportunidade de servir o nosso próximo?

1) Na buscar pela independência, quantas mulheres têm perdido a oportunidade de servir sua família, seu esposo. Ex.: fazer aquela comidinha gostosa para o maridão gosta e muitas outras coisas...; 2) Quantos homens têm abusado do Sacerdócio e oprimido suas esposas. A bíblia diz que vc´s devem amar suas esposas como Cristo amou a Igreja, entendam essa mensagem;3) Líderes: liderança não é autoritarismo, mas antes de tudo serviço.
Como a carta de Paulo aos Filipenses 2 diz: considere a cada um superior a si mesmo. Esposas considerem seus maridos superiores a si, maridos considerem suas esposas superiores e si e líderes considerem os membros, do ministério o qual Deus os confiou, superiores a si mesmos.

Portanto, se há algum conforto em Cristo, se alguma consolação de amor, se alguma comunhão no Espírito, se alguns entranháveis afetos e compaixões, completai o meu gozo, para que sintais o mesmo, tendo o mesmo amor, o mesmo ânimo, sentindo uma mesma coisa. Nada façais por contenda ou por vanglória, mas por humildade; cada um considere os outros superiores a si mesmo. Não atente cada um para o que é propriamente seu, mas cada qual também para o que é dos outros. De sorte que haja em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus, que, sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus, mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens; E, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte, e morte de cruz. Por isso, também Deus o exaltou soberanamente, e lhe deu um nome que é sobre todo o nome; Para que ao nome de Jesus se dobre todo o joelho dos que estão nos céus, e na terra, e debaixo da terra, E toda a língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para glória de Deus Pai.” Filipenses 2:1-11

A bíblia também diz no Salmo 68.8: “Deus dá um lar aos solitários, liberta os presos para a prosperidade, mas os rebeldes habitam em terra estéril” Deus ajuda aos fracos, humilhados, pobres, mas aquele que se rebela habita em terra estéril, ou seja, em uma terra estéril nenhuma semente plantada cresce ou floresce, morre. Assim é a vida espiritual daquele que se rebela contra a palavra de Deus, morta.

Pessoas que se recusam ao serviço, geralmente são seres humanos egoístas, que colocam seus interesses e desejos em primeiro lugar, ou seja, é uma pessoa egocêntrica. Ex.: Para uma criança tudo é: eu quero, eu preciso, ela quer ser sempre o centro das atenções... logo, chego a conclusão que uma pessoa egoísta é alguém que nunca cresceu. Além disso, o egoísmo é obra da carne que tem filho... (no tópico 3 estarei expondo)

Com Jônatas e Davi não foi assim, pois mesmo Jônatas sendo o herdeiro, com direito direto ao trono de Israel, não usurpou, antes reconheceu a unção de Deus sobre a vida de Davi para o trono de Israel. E isso é loucura para esse mundo que menti, calunia, mata, rouba por status ou posição social.

Ser amigo é abrir mão, é ser servo.



3)                  Precisamos admirar


Davi, o menor dos irmãos, havia acabado de matar Goliar e toda vez que tocava sua harpa os espíritos que perturbavam Saul iam embora, então penso que Jônatas devia ter uma profunda admiração por Davi. E podemos observar essa admiração quando Jônatas presenteia Davi com sua túnica, espada, arco e cinturão (Cap 18.1).

No AT o amor (hebraico) tem muito mais haver com atitudes de amor, do que sentimentos. Depois do versículo 1, capítulo 18 quando diz que Jônatas o amou como sua própria alma, podemos observar que logo depois (versículo 3) Jônatas demonstra esse amor dando-lhe seus pertences. A admiração é o maior gesto de respeito para com o outro, além de ser motivador para quem o recebe. É certo de que essa é uma qualidade de poucos, pois há pessoas que são boas demais para demonstrar admiração por alguém. Através dessa parte do texto muitos por aí tentam defender que houve um caso amoroso (homossexualismo) entre Jônatas e Davi, porém o texto não dá respaldo para tal afirmação.

Saul não conseguia admirar Davi, mas via nele uma ameaça. E isto fica nítido no texto, principalmente quando as mulheres cantaram que Saul matou milhares e Davi dez milhares, e a partir de então Saul não via a Davi com bons olhos. Saul teve inveja de Davi e um espírito maligno se apossou dele. A inveja trás sérias lesões espirituais e crises de relacionamento. E é nesse ponto que está à chave da questão. A inveja é considerada o fruto do egoísmo, pois é um sentimento de aversão ao que o outro tem ou o desejo de ter o que o outro tem de qualquer jeito. E a única maneira de Saul conseguir isso era matando Davi. Veja também o caso de Caim que matou seu irmão por inveja.

Porém, Deus cuida daqueles que são seus e dá a Davi um precioso presente que foi a amizade de Jônatas. E como essa amizade foi importante (fundamental) para a vida de Davi, pois foi através dela que Deus o livrou da morte, arquitetada por Saul.

O que estamos alimentando em nós? Posições na igreja é a causa de competição entre irmãos e isso é sério, pois trás sérias conseqüências ao corpo de Cristo.

Ser amigo é admirar, motivar o outro.


CONCLUSÃO


Queridos amizades sinceras ainda existem. Neste momento a começar em nós, cultivar o caráter de Cristo, sendo fiéis uns aos outros, servindo uns aos outros, reconhecendo, admirando e motivando o nosso irmão a desenvolver seus dons e cumprir os propósitos de Deus em sua vida. Sem indiferença, sem competições, precisamos tomar posse da nova criatura para não sermos influenciados pela velha natureza. Em nome de Jesus Cristo, Amém.
Presba Helaine Vieira 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário