segunda-feira, 30 de maio de 2011

Quando a fé supera o medo




Não temais, nem vos assusteis por causa desta grande multidão, pois a peleja não é vossa, mas de Deus” II Crônicas 20:15b

Nossa geração tem sido marcada por catástrofes climáticas consecutivas, por doenças já existentes que se agravam e se fortalecem e pela guerra entre algumas nações que parecem não ter fim.  E para nós cristãos além de ter que conviver todos os dias com essas notícias sobre desastres, guerras e mortes em massa por epidemias, precisamos guerrear todos os dias com um inimigo que nunca desistirá. Estamos envolvidos numa batalha espiritual, o problema é que muitos cristãos se esquecem disso o que nos torna um alvo fácil a ser manipulado pelo inimigo de nossas almas, principalmente quando somos seduzidos pelos ataques.

O texto acima é a resposta de Deus a Josafá que diante de uma guerra declarada pelos seus inimigos sente medo. Mas refugia-se em Deus, busca sua presença em adoração e submissão colocando sua incapacidade de vencer a guerra depositando toda a sua fé em Deus.

A seguir algumas lições que precisamos aprender com Josafá:

1)Josafá não deixou o medo dominá-lo;

Ser corajoso(a) diante de algumas situações, não é fácil.
Nossa geração de jovens brasileiros não conviveu em uma situação de guerra ainda, (a não ser a galera do regime militar) mas podemos observar nos noticiários os países que vivem em constante conflito. Satanás nos afronta da mesma maneira a nossa fé em Cristo Jesus. Josafá sabia que no momento em que a guerra foi declarada o inimigo estava colocando minas, armadilhas em seu caminho. Ele não tinha idéia de como agir, mas como ele era temente a Deus não se afastou dele.

Deus é o único que pode nos dá autocontrole para lidar com certos problemas. Cuidado com o medo, não o deixe te dominar, ele te deixará sem direção, perdido, impedirá sua fé te afastando de Deus. Muitos se desesperam, procuram caminhos e querem tentar resolver as coisas de sua maneira e se esquecem de Deus. Coragem sem Deus é imprudência, coragem em Deus é fé. A fé é uma poderosa arma contra o medo, portanto se você está passando por um momento em que se sente acoado, sem direção não se mova para longe de Deus continue com Ele.

2)Josafá busca a face de Deus;

No versículo 3, do capítulo 20 de II Crônicas diz que: “...Josafá teve medo e se pôs a buscar ao Senhor e apregoou jejum em todo o Judá”.

Somos tentados a pensar que o inimigo não pode nos atacar, porque estamos na presença de Deus. O que é um equívoco. Ele atacará qualquer um que ame a Deus e viva em seus caminhos e a única maneira de fazer com que ele não te ataque é te tornando um com ele. Enquanto seu coração está voltado para Deus você é um alvo do inimigo, mas não te espantes, pois Jesus disse: “Eis que estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos” Mt 28:20. Orar e jejuar são armas poderosas contra as fortalezas que o inimigo tenta construir em nossa vida. O medo, desânimo, doenças, confusão, culpa, conflitos, depressão ou derrotismo são maneiras de satanás atacar sua mente, sua família, seu trabalho, seus relacionamentos, suas emoções, sua saúde.

Josafá não teve dúvida, não deixou o medo dominá-lo, pôs-se em pé na congregação de Judá e de Jerusalém, na Casa do Senhor, engrandeceu o nome do Senhor, reivindicou as promessas para sua oração, clamando por socorro. E o espírito do Senhor se manifestou no meio do povo declarando o triunfo do Senhor na guerra. Certamente Ele responde a quem clama: “Pedi e dar-se-vos-á, buscai e achareis...” Mt 7:7

3)Josafá obedece e louva.

Até aqui se não deixarmos o medo nos dominar, buscarmos a face de Deus estamos com meio caminho andado, porém a obediência a direção de Deus é essencial para vencermos a batalha. Faça exatamente o que Deus te direciona, mesmo que parece loucura para os homens. Imagine Josafá ir para guerra louvar e assistir a derrota dos seus inimigos. Essa mensagem é loucura para esse mundo.

O inimigo odeia o louvor e odeia mais ainda quando louvamos a Deus. Ele odeia tanto que não fica perto, pois não pode suportar ver pessoas adorando outro que não seja ele. Quando adoramos a Deus sua presença habita poderosamente em nosso meio e o diabo tem que ir embora. Não deixe que os muros que satanás tenta construir ao redor de sua vida se fortaleça por causa da desobediência, da lamentação ou da murmuração. Muitas coisas que acontecem conosco são obras do inimigo, mas podem ser também por causa do nosso pecado que deu força para ele agir em nossa vida. Josafá esperou a agir de Deus, pois ele sabia que diante da poderosa ação de Deus nada ficaria de pé. Então ele marchou, cantou e creu. E Deus o deu a vitória.

Faça como Josafá, louve. Há uma música da Cassiane que diz: Então louve, simplesmente louve. Táchorando louve, precisando louve. Tá sofrendo louve, não importa louve. Seu louvor invade o céus. Deus vai na frente abrindo o caminho. Quebrando as correntes, tirando os espinhos. Orndena aos anjos para contigo lutar. Ele abre as portas pra ninguém mais fechar. Ele trabalha pra quem nele confia. Caminha contigo de noite e de dia. erga suas mãos sua bênção chegou e comece a cantar com muito louvor.
 
Não deixe de assistir esse vídeo.
 Helaine Vieira de Lima

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário