sábado, 9 de abril de 2011

Sexo, Drogas e Rock´n Roll... tô fora




 Filho meu atenta para as minhas palavras; aos meus ensinamentos inclina os ouvidos. Não os deixes apartar-se dos teus olhos; guarda-os no mais intimo do teu coração. Porque são vida para quem os acha e saúde, para o seu corpo. Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o coração, porque dele procedem às fontes da vida” Provérbios 4: 20 à 23

“Sexo, Drogas e Rock´n Roll” essa é uma expressão muito conhecida pela juventude dos anos sessenta e setenta.  Uma filosofia de vida no qual os jovens viviam de sua maneira com muito álcool, drogas (na época, principalmente a maconha) e o sexo livre. Depois de toda a reviravolta que esse comportamento causou na sociedade, aqui estamos nós, décadas mais tarde, com outras exigências de uma geração que deseja ser aceita e respeitada independente da sua opção sexual. 

Somos desafiados todos os dias a sucumbir aos prazeres que estão diante de nós. Seguem alguns: a fuga dos problemas familiares ou crises emocionais através das drogas ou álcool; um namoro desregrado para satisfazer impulsos sexuais e/ou carência pessoal (que acaba em mágoa e frustração); entre outros. 

Mas a pergunta que não quer calar é a seguinte: Como guardar o nosso coração? Como resistir a influência desse mundo? A situação muitas vezes parece confusa, pois queremos ser aceitos nos lugares onde estamos inseridos. E é exatamente aí que mora o perigo, pois como discípulos e discípulas de Cristo nem sempre seremos compreendidos e aceitos.  Mas há algumas áreas da nossa vida que precisamos entregar a Deus e cuidar com mais atenção para nos ajudar a resistir às pressões desse mundo. Segue pelo menos três:

1) Cuide do seu coração

Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o coração, porque dele procedem às fontes da vida” (Prov. 4.23) Jovem o nosso coração é o bem mais precioso que possuímos. Nele nascem os bons pensamentos e sentimentos. Precisamos guardá-lo com cuidado e vigilância, pois é nele que também nascem os maus pensamentos, sentimentos, palavras e ações. Jesus disse: “O homem bom do bom tesouro do coração tira o bem, e o mau do mau tesouro tira o mal; porque o boca fala do que o coração está cheio” (Lucas 6: 45). Antes de qualquer palavra ou atitude que tomamos, certamente já passou pelo nosso coração, seja boa ou ruim. 

Martinho Lutero disse certa vez: “Eu não posso impedir que os passarinhos voem sobre a minha cabeça, mas posso impedi-los que façam ninhos”. O salmista diz: “Guardo a tua palavra no meu coração para não pecar contra ti” (Salmo 119:11), porque ele tinha consciência da importância de decorar versículos da Bíblia para que penetrem no nosso subconsciente, moldando nosso caráter. A Palavra de Deus nos serve de arma moral na hora da tentação. Se você tem bebido da fonte da Vida certamente estará fortalecido para resistir ao mal.

Ex.: Se vou ao banheiro da escola e acho um relógio caído. Posso escolher esconder ou levá-lo a secretaria. Mas se a Palavra de Deus está em mim entregarei à secretaria ou ao dono se eu conhecer, pois assim diz a bíblia: “Não furtarás” Ex. 20 15
Ex.: Se vejo uma irmã comprometida passando na minha frentes, posso escolher olhar com desejo ou não. Mas se a palavra está em mim não desejarei, pois a bíblia diz: “Não cobiçarás a mulher do teu próximo” Ex. 20: 17

2) Cuide dos seus relacionamentos

Família, amigos, irmãos da fé, como é bom tê-los. Eles fazem parte da nossa vida, do nosso cotidiano, afinal, nós não nascemos para vivermos isolados. Os relacionamentos podem nos fazer crescer ou regredir, nos alegrar ou entristecer-nos, nos consolar ou magoar-nos e outros podem nos ajudar a viver em santidade ou nos apartar dos ensinamentos do Pai. 

O texto diz: “Filho meu atenta para as minhas palavras; aos meus ensinamentos inclina os ouvidos. Não os deixes apartar-se dos teus olhos...”. Os relacionamentos têm o poder de nos influenciar tanto para o bem quanto para o mal, de desviarem os nossos olhos do alvo, que é Cristo.. Devemos tomar cuidado em nos aproximar de pessoas que não sabem perdoar, só sabem fofocar, criticar e pensar em si mesmas. Ex.: As amizades são o maior condutor entre os jovens e as drogas.

 Não digo que devemos nos afastar de pessoas que vivem assim, mas é preciso perceber se em vez de levar Luz a elas, estou me tornando trevas. “Quem anda com os sábios será sábio, mas o companheiro dos insensatos se tornará mau” (Pv 13.20). E quando o assunto é namoro? Que envolve carência, hormônios, ansiedade e medo da solidão. Devemos ter ainda mais prudência e sabedoria vinda de Deus para fazer a escolha certa.

Nos últimos anos uma questão que tem sido muito discutida pelas autoridades do nosso país, o bullyng (é um termo utilizado para descrever atos de violência física ou psicológica, intencionais e repetidos, praticados por um individuo ou grupo com o objetivo de intimidar ou agredir o outro incapaz de se defender). É triste dizer, mas o bullyng não acontece apenas nas escolas, faculdades e trabalho, ele está presente também na igreja. Por isso se você é vítima de bullyng ou se senti isolado de alguma forma, converse com seu pastor para que ele possa te ajudar a se relacionar com os outros. E se você faz parte daquela “panelinha” da igreja ou da escola, peça a Deus um olhar mais sensível àqueles que estão ao seu redor, pois “Deus não faz acepção de pessoas” (Atos 10:34).

3) Cuide da sua vida profissional

Todos nós passamos por esse momento na vida, onde precisamos decidir o que fazer pelo resto da vida no que se refere a nossa profissão. Alguns fazem a escolha com mais facilidade e outros não. E é exatamente nesse momento de crise que alguns só pensam em beijar, namorar, divertir, sair,... tirando o foco naquilo que realmente é importante naquele momento e nos dará uma vida com maiores oportunidades.  

Como somos tentados a desprezar os ensinamentos dos nossos pais e de Deus. Quantos de nós já ouvimos da nossa mãe: “Menino, larga esse vídeo game e vai estudar”; “Patrícia, sai do orkut e vai dormir. Você precisa acordar cedo.” ou “Você tem que pensar em estudar e não namorar”... e qual é a nossa reação? Ficamos furiosos e não entendemos. Sabe jovem, gostaria que você se atentasse para uma situação. O reino de Deus precisa de profetas em lugares estratégicos. Precisamos de mais governadores, ministros, advogados, presidentes, prefeitos, vereadores, médicos, desembargadores, engenheiros, contadores, economistas,... e juízes tementes a Deus, que guardam sua Palavra no coração para trazer a benção e justiça de Deus sobre a nossa nação. Enquanto isso a maioria das posições das altas decisões do nosso país estão nas mãos de incrédulos. 

Você sabia que na década de sessenta e setenta, quando surgiu o movimento hippie com ideologias sobre o sexo livre, drogas e rock´n roll, segundo pesquisas apenas 10% dos jovens realmente participaram ativamente do movimento estudantil para protestar contra a ditadura militar? Ou seja, em geral era uma juventude alienada no que se refere às questões políticas, sociais, que só queria curtir e com isso houve uma grande inseminação do HIV na sociedade, que na época não era tão conhecido. Então, não despreze os ensinamentos que os seus líderes e pais dedicam a vocês, porque são vida para quem os acha e saúde, para o seu corpo (v.22).

Conclusão
Seja conhecido como uma geração profética, uma geração conhecida pela sua fidelidade a Deus e não pelos seus pecados. Tenha em seu coração os mais preciosos ensinamentos para sua vida que herdamos através das palavras do nosso mestre Jesus Cristo. Mantenha-se firme, fiel e constante para que você seja instrumento de Deus para tocar a vida das pessoas e elas sejam transformadas pelo poder do Espírito Santo.

Helaine Vieira de Lima

3 comentários:

  1. Amados irmãos,

    Gostei das colocações feitas nesse texto com preciosos fundamentos.

    Gosto ainda de um texto sagrado que uma vez observado, impedirá que nossos pés visitem esse terreno traiçoeiro:

    Digo, porém: Andai em Espírito, e não cumprireis a concupiscência da carne. Gl 5.16


    Deus abençoe seu ministério

    Quando tiver um tempinho visite meu blog:

    http://www.vivendonoeden.blogspot.com/


    Um forte abraço

    ResponderExcluir
  2. Eie amados !

    Gostei muito do texto .
    Além dele ser um texto interessante, também é um texto que edifica !

    E quem lê esse texto com atenção, e se interessar, concerteza vai ficar mais abençoado ainda !

    Abraços .

    ResponderExcluir
  3. Fantástico.
    Alerta a juventude que precisa ficar ligada.

    abs.
    Pb Derkian

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário